quarta-feira, 26 de novembro de 2008

USOS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM‏

A PRÁTICA: EIXO DA FORMAÇÃO

A partir de imagens de situações reais de atividades de uso da tecnologia de informação e comunicação realizadas no contexto de escolas e na prática pedagógica do professor, estabelece-se a articulação com reflexões teóricas provocadas pelos especialistas que identificam conceitos e levantam problemáticas relacionadas ao tema para incentivar o debate. O enfoque incide sobre o trabalho do professor com seus alunos, bem como nas contribuições que a tecnologia de informação e comunicação vem trazendo para a aprendizagem do aluno, para a prática do professor e para a mudança da escola e sua inserção permanente na sociedade do conhecimento.

O foco deste programa são os ambientes virtuais, com suas simulações de ambientes reais em sala de aula e as novas possibilidades de trabalho que surgem a partir do uso dos ambientes virtuais. O enfoque é o uso, segundo uma abordagem que propicia ao aluno a busca de informações para a compreensão do mundo e do seu contexto e, principalmente, a representação de suas idéias e a construção de conhecimentos, tornando o aluno o autor de suas histórias e projetos. Os pesquisadores e professores presentes à mesa de debates do programa levantam as potencialidades dos ambientes reais e virtuais, suas especificidades e questionam a respeito do papel da tecnologia e dos agentes de aprendizagem na criação de ambientes virtuais de aprendizagem.

REDE DE CONHECIMENTOS

Este programa parte do uso da rede tecnológica para propiciar as conexões entre a rede humana e a rede de conhecimentos, idéias, conceitos, crenças etc. A ênfase será sobre a constituição de redes cooperativas quer seja de pesca, de neurônios, de renda, de tecido, ou rede científica e, principalmente, a rede tecnológica. As redes de conhecimento propiciam a articulação entre pessoas, idéias, pensamentos, teorias e recursos tecnológicos. Os conceitos que emergem em uma rede e o papel da tecnologia na criação de redes no âmbito da escola e entre a escola e o mundo são analisados pelos especialistas, que também levantam problemas relacionados à complexidade das escolas e às possibilidades de criar redes no contexto escolar. Entre as experiências apresentadas tem-se a rede de multiplicadores do ProInfo/SEED-MEC e a LTNet - por meio da qual professores do Brasil interagem com professores dos EUA. Também é mostrada a experiência de um NTE no qual os programas ProInfo e TVEscola, da SEED/MEC, funcionam em rede, de forma articulada.

Fonte TVE-bahia Pesquisa realizada por Fabio Luis

4 comentários:

  1. A educação e a tecnologia caminham juntas. Se o professor, aluno, qualquer um que seja, souber tirar proveito dessa grandiosa ferramenta, tende a cresçer em conhecimentos, a apredizagem se torna mais eficaz, abri a mente dos alunos para novas idéias e opniões, estiimulando também a leitura.

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  2. Utilizar a tecnologia para educar alguém é muito proveitoso, mas tem que saber lidar com essa tecnologia, não apenas utiliza-la de forma primaria, pois acho que ela veio pra somar não para tomar o lugar do metodo normal de aprendizado. As pessoas hoje em dia utilizam muito a tecnologia e esquecem as outras formas de ensino. Devemos saber utilizar de forma coerente as novas tecnologias para o nosso saber.

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  3. Muito bom, apenas precisa aprofundar mas as ideias, é sempre bom educar uma pessoa, desde quando seja proveitoso..

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