segunda-feira, 24 de novembro de 2008

RUÍDOS NA COMUNICAÇAO TECNOLÓGICA: IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÕES

Conceito: Em comunicação, ruído é todo fenômeno aleatório que perturba a transmissão correta das mensagens e que geralmente procura-se eliminar ao máximo. A comunicação é uma extraordinária ferramenta da qualidade no atendimento. Portanto, é preciso muito cuidado para evitar ruídos na comunicação, ou seja, é necessário reconhecer os elementos que podem complicar ou impedir o perfeito entendimento das mensagens. Por exemplo, às vezes, uma pessoa fala e a outra não entende exatamente o que foi dito. Além dessas dificuldades, existem outras que interferem no processo de comunicação, entre elas, as barreiras tecnológicas, psicológicas e de linguagem. Essas barreiras são verdadeiros ruídos na comunicação. As barreiras tecnológicas resultam de defeitos ou interferências dos canais de comunicação. São de natureza material, ou seja, resultam de problemas técnicos, não saber utilizar o computador de forma correta é uma forma de ruído. As barreiras de linguagem podem ocorrer em razão das gírias, regionalismos, dificuldades de verbalização, dificuldades ao escrever, gagueira, entre outros. As barreiras psicológicas provêm das diferenças individuais e podem ter origem em aspectos do comportamento humano, tais como: a) seletividade: o emissor só ouve o que é do seu interesse ou o que coincida com a sua opinião; b) egocentrismo: o emissor ou o receptor não aceita o ponto de vista do outro ou corta a palavra do outro, demonstrando resistência para ouvir; c) timidez: a inibição de uma pessoa em relação a outra pode causar gagueira ou voz baixa, quase inaudível; d) preconceito: a percepção indevida das diferenças socioculturais, raciais, religiosas, hierárquicas, entre outras; Existem vários modos para poder solucionar os ruídos existentes na comunicação, com relação as barreiras na tecnologia pode ser feito cursos para que o usuário desse tipo de recurso utilize a ferramenta de forma correta e que ele possa usufruir desse meio para melhorar seu rendimento no âmbito de trabalho ou estudo. Na barreira da linguagem as pessoas devem se interar mais com o mundo da leitura, para que com isso possas gerar um maior conteúdo de informações e de palavras. Já com relação aos ruídos na psicologia são detectados mais facilmente, mas para solucionar esses tipo de situação é mais complicado, pois a pessoa que tem que estar apta para melhorar, e trabalhar isso nela mesmo, com ajuda do meio em que ela convive ou até mesmo com psicólogos. Enfim, comunicar-se adequadamente é um desafio e uma condição para o bom relacionamento com o público, principalmente em situação de trabalho e no meio que vive. Pesquisa da equipe: Hugo, Israel, Ângelo Luís e Raílson

Nenhum comentário:

Postar um comentário