quarta-feira, 26 de novembro de 2008

BLOGS: UM NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO – USOS E EFICIÊNCIA

Empresas exaltam importância dos blogs. Segunda-feira, 17 de setembro de 2007 - 19h25
SÃO PAULO - O papel dos blogs das empresas como via de mão dupla de informação foi um dos temas abordados na mesa-redonda Os Blogs e a Sabedoria das Multidões, durante o seminário Web 2.0 no Brasil.
Segundo Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM, os blogs de funcionários são um canal direto com um público formado, no seu caso, por desenvolvedores e clientes corporativos. O espaço é um terreno fértil para a interação sobre diversos temas, desde a discussão de tendências até o relato de bugs de produtos.
"A informação agora também vem de fora para dentro", diz Taurion. O número de blogs produzidos por funcionários atestam a importância da ferramenta na IBM. “São cerca de 50 mil blogs internos e 100 externos.”
Na Johnson & Johnson, o desafio apontado pelo gerente de e-business Fernando Gonçalves é encontrar a medida certa entre o que deve permanecer no ar ou ser removido nos comentários dos visitantes.
Mas, mesmo mantendo moderadores nos blogs da empresa, Gonçalves acredita que o próprio público é capaz de lidar com eventuais abusos, como a presença do “reclamador profissional”. “Existe uma espécie de auto-regulação dentro da comunidade.”
O Boticário ainda não possui um blog, mas é uma das empresas que mais acreditam na força dessa ferramenta e nas comunidades da web 2.0.
Ela mantém um sistema que monitora sistematicamente tudo o que está sendo falado sobre a empresa em diversos canais, como Orkut, fóruns e blogs.
Para Sérgio Augusto Rolim Valeixo, gerente de relacionamento com os cliente do O Boticário, a maior novidade é que, de posse destes dados, a companhia passa a exercer uma função ativa no corpo a corpo com os consumidores. O Boticário chega a procurar os clientes, em vez de apenas receber as manifestações que chegam pelo SAC. "Muitas vezes as empresas não se dão conta do valor das informações que correm nestes meios", diz.
Airton Lopes, da INFO
Equipe: Alexandre Pinho, Marlon Wesley, Rogério Menezes, José Artur e Sérgio Ramos

5 comentários:

  1. O blog é uma importante ferramenta para que as empresas possam ter o chamado corpo a corpo com seus clientes. E essa modadlidade está cada vez mais crescente no Brasil, os chamados BLOGS CORPORATIVOS, conseguem, de forma imediata, dar um feedback para as empresas proporcionando que elas possam desde mudar estratégia de marketing até mesmo comprovar o sucesso de um produto.

    Rogério Menezes

    ResponderExcluir
  2. Através dos blogs , pode-se ter uma imagem mais transparente da empresa, em que é possível fazer um jogo aberto com os clientes, que participam, dando sugestões ou críticas, que podem ajudar a empresa futuramente, sendo muito importante para as planos da mesma.
    Uma pena que ainda esteja em um número pequeno de empresas no brasil.

    Israel Cunha

    ResponderExcluir
  3. Realmente é muito importante a criação e manutenção de um blog para uma empresa. É possível imaginar qualquer tipo de empresa, sem exceções, com certeza poderia ter algum sucesso ao manter um blog para estreitar seus laços com os clientes e parceiros, pois o mundo hoje é informatizado então independente de qual seja o público-alvo da sua empresa, sempre vão existir aqueles clientes que ultilizam a internet no seu dia-a-dia e seria interessante para os mesmos conhecer mais sobre aquela empresa.

    ResponderExcluir
  4. Hoje o blog está sendo uma das maiores ferramentas de divulgação da internet. O blog é uma janela aberta para todos e, aquele que achar que o blog é apenas uma agenda digital, estará fora do mercado competitivo. Isso no caso das empresas vêm sendo um elo importante entre ela e os clientes.

    ResponderExcluir
  5. Hoje realmente o blog é uma ferramenta de grande importancia para uso pessoal e empresarial. as impresas viram o potencial desta ferramente e a utilizam com grande eficiencia... já para os blogs de uso pessoais o publico ja descobriu também a sua potencialidade e muitos blogueiros estao ganhando de 300 a 1200 reais somente com postagens e atualizações de blogs..o que é um caso bastante interessante e peculiar.

    acredito que a tendencia é a blogalização se tornar mais frequente e expansivel.(eu mesmo já estou pensando em criar o meu)

    mas também acho que as informações tem que ser adicionada com cuidado para não criarmos uma rede de fonte de noticias e publicações não-confiaveis a nossa volta.

    sempre checar as informações antes de publica-las para tornar esta novo canal de comunicação cada vez mais eficiente.

    ResponderExcluir