terça-feira, 25 de novembro de 2008

Tecnologia 3G

A tecnologia 3G é a usada pela terceira geração de telefonia móvel.
A primeira foi a dos celulares analógicos e a segunda dos digitais. Como proporciona uma transmissão de dados mais veloz, a tecnologia 3G torna possível às empresas oferecer pacotes de serviços complexos a custos acessíveis. Mais de 260 operadoras no mundo já fazem isso. Entre os serviços prestados estão internet banda larga, TV no celular, jogos tridimensionais e download de músicas e vídeos com mais rapidez. Enquanto com a tecnologia de segunda geração de telefonia móvel (2G) o tempo para baixar uma música pode chegar a 18 minutos, com a 3G é de cerca de um minuto. Hoje, já há operadoras oferecendo serviços 3G no Brasil. Entre eles está a videochamada, com transmissão de áudio e imagem simultânea. Em breve, haverá IPTV, jogos multiplayer em tempo real e outros serviços que demandam maiores velocidades. Entre as novidades promissoras estão ainda os serviços de localização, bastante populares na Ásia, que permitem encontrar restaurantes e shopping centers, por exemplo. No Japão, 3,5 milhões de celulares com TV foram vendidos em um ano. Pesquisa realizada por Ronaldo Paraiso

4 comentários:

  1. A cada dia a tecnologia nos surpeende, com novos equipamentos que permitem fazer com que a comunicação melhore a cada dia. O 3G com certeza é uma das tecnologias que marcará na história, não só pela velocidade de transmissão, mas também pela interação de várias tecnologias em um só aparelho.

    Israel Cunha

    ResponderExcluir
  2. Bom. Eu já andei pesquisando à algum tempo atrás sobre essa tecnologia e que realmente é fascinante para mundo da telefonia móvel pela sua velocidade em comparação à de Segunda geração 2G.
    Ela ultiliza a radiofrequência(ondas de radio para transmissão de dados) e permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 2 Megabits/s para sistemas estacionários.
    Viva a tecnologia 3G.
    \o/

    ResponderExcluir
  3. Com relação à evolução da tecnologia, sem comentários e uma coisa de “louco” a cada dia nos deparamos com novidades, cada uma mais interessante que a outra, li uma materia "o Google Gears". Pojeto do Google que tem por objetivo inicial fazer aplicações web trabalhar offline. E dentro de apenas um ano ampliou essa idéia para unir mundo online com ofline.

    confiram reportagem sobre o google gears:
    http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=48308

    ResponderExcluir
  4. Pesquisei sobre essa tecnologia tempos atrás no exterior e quando a tecnologia chegou por aqui, me decepcionei com algumas operadoras que estão criando planos alternativos para a utilização da rede 3G. Por exemplo, para usar a Video-Chamada, é preciso pagar um plano "3G", coisa que nunca existiu na Europa, por exemplo. As operadoras viram uma nova forma de lucrar com a tecnologia, no início. Infelizmente, "coisas" das redes de telefonias brasileiras.. Lamentável

    ResponderExcluir