quarta-feira, 26 de novembro de 2008

FUTURO: QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS?

O Futuro do Sistema Operacional sem o Windows
Cloud - Futuro substituto do Kernell? O Google, no seu núcleo de pesquisas em Silycon Valley (EUA) está bastante interessado em fazer computadores para as grandes massas a preços populares. Mas que isso significa? Como reduzir em valor máquinas que cada vez ganham componentes mais complexos, caros e novos? Os pesquisadores desenvolveram uma teoria que num futuro próximo pode vir a se tornar válida e real.
Vender máquinas somente com o que houver de hardware indispensável para funcionamento? Criar um Sistema Operacional mínimo e que possa ser totalmente funcional e controlado online, transformando o computador numa maquina virtual sendo acessada pela net? Esta seria uma solução para num futuro próximo todos poderem comprar computadores a preços populares.
Funcionando Sistemas Operacionais e Softwares compatíveis entre quaisquer marcas, hoje já é possível praticar jogos online, videoconferências, assistir TV e filmes. Um sistema operacional como o Windows ou Linux é algo mais complexo, mas não impossível. Somente algo que leve um pouco mais de tempo para ser resolvido.
Só que a Microsoft viu a potencialidade deste investimento e resolveu investir pesado para sair na frente do Google, desenvolvendo primeiro os computadores em Cloud (que ira Substituir o SO).
Abaixo, um arquivo interessante de como o CLOUD pode vir a substituir os SO's já que o Windows 7 está previsto para o fim do ano que vem em 2009.
Entenda agora como será o futuro dos sistemas operacionais sem o Windows:
Na semana passada, olhos curiosos dirigiram toda a sua atenção à Professional Developer Conference, da Microsoft, quando a empresa detalhou o Windows 7, que substituirá o sistema operacional Windows Vista.
Ainda não foi possível analisar o primeiro beta do Windows 7 em profundidade, mas algumas conclusões já puderam ser tiradas.
A primeira reação é de que o Windows 7 nada mais é do que um Vista limpo e muito melhor. O kernel do Windows 7 é basicamente o mesmo, com novas tecnologias. Mas se o Windows 7 é mais do mesmo, talvez seja a hora de concluir que ele não tem mais para onde correr - o sistema morreu. O que virá depois dele, então?
Já há alguns sinais. A entrega de serviços em cloud computing torna o browser, e não o sistema operacional, o kernel do PC de amanhã. A tecnologia de aplicativos web mais ricos (do inglês RIA, de Rich Internet Application), dá aos serviços características que a primeira geração da web jamais contemplaria.
Com a virtualização e estas características, é possível ter aplicativos mais ricos sem embutir o peso de um sistema operacional pesado para os usuários.
Isto tudo junto é o futuro do PC, segundo o analista do Gartner, Neil Mcdonald. Seja qual for o sistema operacional, se tornará irrelevante com o tempo.
A nova leva de aplicativos provavelmente incluirá serviços que rodam por tecnologias como o Flash e o AIR da Adobe, ou o Silverlight da Microsoft. Afinal, não é por acaso que todas rodem em todos os browsers e nos principais sistemas de hoje - Windows, Mac OS e Linux.
Os aplicativos poderiam rodar em máquinas virtuais que aparecem como parte do sistema para o usuário, assim como os usuários de Mac podem, com o VMware Fusion e Parallels Desktops, rodar softwares do Windows e Linux como se fossem usuários nativos do Mac. O uso de máquinas virtuais pode ajudar o sistema operacional a evoluir sem quebrar o legado dos softwares e, ao mesmo tempo, permitir a rápida migração para fora deste mundo.
Neste universo, a Adobe e a Microsoft podem ser as novas fornecedoras de sistemas operacionais, com apoio de mecanismos de virtualização da unidade Xen, da Citrix, da VMware, da EMC ou mesmo da Microsoft.
Os browsers de hoje podem não ser necessários, exceto como agregadores de favoritos e outras atividades para gerenciamento de arquivos. A Apple, contudo, não aparenta ter estratégias em cloud computing além de oferecer lojas de aplicativos para download em desktops e celulares. Aparentemente, para o Mac OS X Snow Leopard, em 2009, a fabricante considera um sistema escalável, que operaria em um ambiente misto de softwares na máquina e serviços online.
Independentemente disto, os PCs devem ser otimizados para ter memória e armazenamento suficientes para rodar aplicativos locais em máquinas virtuais quando desconectados da web - mas não precisariam de um sistema tradicional para funcionar.
Parece ficção científica? Pois a empresa DeviceVM já tem uma tecnologia de boot instantâneo para o Windows que inicializa o Linux primeiro, para rodar browsers imediatamente. O Windows continua a trabalhar em seu próprio tempo.
A Dell, HP e Lenovo trabalham em iniciativas similares, enquanto a Microsoft afirma investigar um conceito parecido, usando uma parte do Windows para rodar o navegador enquanto o resto do sistema inicializa.
Estas transições envolvem questões, como a sobrevivência dos drivers ou um padrão universal para todos os fabricantes de hardware. Mesmo que o novo PC seja uma combinação de serviços, aplicativos online e ambientes virtuais, ainda há dispositivos e periféricos para gerenciar. O hardware não sumirá.
Microsoft no futuro
A questão é: o futuro envolve ou não a Microsoft? Uma espiada no Windows 7 pode levar à resposta não, mas MacDonald, da Gartner, indica movimentos em que a Microsoft mostra entender as tendências. Segundo ele, há uma transição de cerca de 10 anos pela frente. Isto será aparente à maioria dos usuários em 2011, quando o modelo for centralizado em serviços e não no sistema.
Algumas pistas mostram que os pesquisadores da empresa estão investigando tecnologias para a transição. Talvez a mais significativa seja o Silverlight 2, que competirá com o Flash e o AIR da Adobe. A Microsoft, que criou a tecnologia proprietária ActiveX - que só rodava no Internet Explorer -, a perdeu para os desafios de novos browsers, como o Firefox e o Google Chrome.
Dessa forma, a idéia é que o Silverlight rode no Windows, Mac OS e Linux, além de compatível com outros navegadores - e não necessariamente precisará deles.
A conclusão é que o Silverlight pode ser o método de entrega de aplicações ricas em quase qualquer contexto. A Microsoft pode monetizar com plataformas não - Windows se fizerem tudo certo, diz MacDonald.
O kit de ferramentas para a Microsoft permitir a transição para um novo PC vai além do Silverlight, contudo. A empresa já entrou no universo de virtualização, com a ferramenta Hyper-V. Na semana passada, anunciou o Azure, versão do Windows para cloud computing.
O novo sistema, que parece ter como base a plataforma SharePoint, pode ajudar a unir o cloud computing ao mundo existente de desktops, dando à Microsoft e outras empresas um ponto de transição.
Mcdonald enfatiza que alguns projetos na Microsoft a manterão central pós um mundo com Windows. Um deles é o Singularity, que explora a reinvenção do sistema operacional para o contexto atual.
Algumas questões prevalecem: será que a Microsoft conseguirá juntar as peças e seguir pelo caminho obrigatório? Ou será que a visão antiga de Bill Gates, de PCs sendo mainframes, se manterá no caminho?
Pesquisa realizada por Eduardo José A. de Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário