terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Futuro: quais são as tendências?

A evolução no conceito WEB
O termo web já tem um grande tempo empregado antes mesmo de ter sido aplicado propriamente na internet. Timothy John Bernes-Lee é o inventor da World Wide Web e diretor da empresa World Wide Web Consortium que supervisiona o desenvolvimento da internet, com o objetivo de elevar ao máximo por meio de desenvolvimento de protocolos comuns, e fóruns abertos que promovem sua evolução. A W3C como é assim conhecida, desenvolve padrões de criações de websites, com a idéia de que toda a página online seja universal a qualquer tipo de usuário.
A web 1.0 ou nascimento da internet, aconteceu aos anos 90, sendo a primeira geração comercial de internet, passando informações desordenadas sem nenhum padrão web, via online, um dos seus grandes trunfos foi o grande fluxo de informações, um exemplo disso foi a primeira página criada por Timothy.
Seu nascimento se deu ao fato de ao meio primitivo dos négocios nos anos 90, um grupo de pessoas conhecedores de informática, tiveram a idéia de oferecer pela internet toda sorte de négocio e serviços, chamando atenção das pessoas pela praticidade, como forma de pagamento, forma de entrega via correio, e claro a comodidade, e acesso. A definição para evolução web pode ser dividida da seguinte forma: · Web 1.0 - web “empurrada” · Web 2.0 - web “partilhada” · Web 3.0 - web “em tempo real A web 2.0 é usada para definir a chamada segunda geração da internet, marcada por interatividade com o usuário, comunidade, serviços baseados na plataforma web, contéudos gerados pelo usuário, e personalização de serviços online.
O principal diferencial da web 2.0 é a visão de internet como plataforma (arquitetura ou padrão de um tipo de sistema operacional) e não como produto, ou seja, algo sujeiro a alterações, um ambiente onde o usuário não acessa seus dados, mas pode interagir de tal forma que pode criar e editar contéudos. É a idéia do usuário interagir com a página ao seu total, e não ter limites de partilhamento, essa é a evolução web, sites que promovem a possibilidade de ler opniões de consumidores sobre algum produto anetes mesmo do mesmo decidir fazerou não a compra, permitir os compradores avaliar os produtos adquiridos, votando e publicando mensagens escritas, são grandes exemplos da web 2.0. A web 3.0 em si, tem se evoluído em projeto de ‘buscas avançadas’ para informações das buscas mais precisas, e semanticas mas bem desenvolvidas nos sites. Pelo que vejo a web 3.0 ainda tem muito a evoluir e creio que seja cedo dizer que ela já está entre nós, diferente do jornalista John Markoff que em um artigo da New York Times empregou o termo web 3.0 ao mundo virtual de hoje, o mesmo foi rejeitado recebendo maciças criticas, pela comunidade virtual, diários virtuais, blogosfera (termo que se dá a comunidade virtual dos blogs), e outros. A web 3.0 ainda está em evolução, acompanhando um ritmo acelerado, assim como a própria web em constante mudança.
Fonte: Wikipédia
Pesquisa realizado por Marcos Malta

4 comentários:

  1. Novas tecnologias nos trazem conforto e comodidade, muito bom perfeito mesmo..
    sem comentarios..

    ResponderExcluir
  2. A Web 3.0 de fato está longe da realidade em que o mundo virtual vive hoje. Toda essa idéia de padronização criada pela W3C, favorece muito ao crescimento da internet e à diminuição da exclusão digital, pois o objetivo principal dessa padronização é justamente orientar os desenvolvedores web a tornar a internet acessível a todas as pessoas.
    Essa iniciativa é muito importante para a evolução da internet, com isso é possível notar um aumento de 90% de número de usuários acessando a internet, e uma quantidade considerável de pessoas efetuando compras on-line pelas lojas virtuais, graças aos e-commerce's e sistemas de pagamentos on-line como por exemplo: pagseguro, pagamento digital dentre outros.
    As pessoas estão mais preparadas e mais familiarizadas com esta nova era, com essa nova tecnologia, com esse novo mundo e, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida de muita gente, tornando-se essencial para o nosso cotidiano.
    Com o andamento e o rumo que a Web está tomando, logo estaremos vivendo a realidade que a Web 3.0 nos proporcionará nos ajudando em diversos aspectos e em diversas ocasiões, facilitando o compartilhamento de idéias e de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, daqui para frente as tecnologias cada vez mais nos trarão mais comodidade e por isso acho legal esta na area de web, sabemos que é uma das profissões do futuro e nos cabe sempre esta cada vez mais atualizado para trabalharmos em pró desse futuro cada vez mais virtual,digital, enfim....TECNOLOGIA AVANÇADA.E estarmos cada vez mais infiltrado no mercado para termos sucesso cada vez mais.

    ResponderExcluir
  4. A grande sacada da internet 2.0 e da popularização da mesma é o que poucos perceberão até então, que é a transferência da mídia e por fim do seu poder de manipulação para a mão de todos, é exemplo é o surgimento de novos artistas e popularização dos mesmos só com o uso da ferramenta internet.

    ResponderExcluir